+55 (14) 3406 2976

WEF Máquinas de Embalagens

Blog

Blog

Saiba como surgiu a paçoca - doce tradicionalmente brasileiro


Um doce tradicionalmente brasileiro e muito querido por todos, tem uma história um tanto quanto peculiar, afinal, a paçoca nem sempre foi um doce.

Originalmente, a paçoca era uma comida típica indígena, feita à base de farinha de mandioca e carne seca; depois tornou-se o alimento levado pelos tropeiros em suas longas viagens.

A paçoca servia como alimento dos garimpeiros que saíam para procurar diamantes às margens do rio Tibagi, no Paraná, e teve origem nos alforjes dos tropeiros e dos senhores das sesmarias dos Campos Gerais. A paçoca de carne servia como refeição dos tropeiros, que levavam até 20 dias para chegar aos destinos e precisavam de uma refeição que fosse preparada rapidamente. Com o passar dos anos ela foi aperfeiçoando com outros ingredientes e passou a ser industrializada comercialmente.

O nome “paçoca” vem do termo indígena "PASO-KA", que quer dizer “esmagar com as mãos”, referindo-se ao modo antigo de preparo, em que a carne e a farinha eram socadas em um pilão.

Hoje em dia ela é preparada à base de amendoim, farinha de mandioca e açúcar e se tornou um doce tradicional de todas as regiões do país, preparada para festas juninas e durante a Semana Santa, além de muito consumida diariamente.

Além de toda história por trás das paçocas, um fato curioso é que o amendoim traz muitos benefícios para quem o consome. Para nossa saúde, os benefícios vão desde a perda de peso até a prevenção de problemas cardíacos, proteção dos ossos e melhora o bom humor.

A WEF Máquinas conta com a linha completa de paçoca rolha, facilitando muito para quem está pensando em investir nessa área. Clique aqui para conferir e entre em contato com um de nossos represantes para mais informações! 

©2024 Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

WEF Máquinas de Embalagens